ERA ECOZÓICA
Quando pensamos sobre a forma futura de uma Comunidade Terra integrante podemos começar com a observação de que, na sequência de períodos biológicos do desenvolvimento da Terra que estão atualmente na fase terminal do Cenozóico e a fase emergente da era Ecozoica. O Cenozóico é o período de desenvolvimento biológico que ocorreu durante estes últimos 65 milhões de anos. O Ecozoico é o período em que a conduta humana será guiada pelo ideal de uma comunidade de terra integral, um período quando os seres humanos estarão presentes sobre a Terra de uma forma mutuamente reforço.
O período Cenozóico está sendo finalizado por uma massiva extinção de formas vivas que está ocorrendo em uma escala igualada apenas pelas extinções que ocorreram no final do Paleozóico cerca de 220 milhões de anos atrás e no final do Mesozóico alguns 65 milhões anos atrás. A única opção viável diante de nós é entrar em um período Ecozoico, o período de uma comunidade integral, que inclui todos os componentes humanos e não-humanos que constituem o planeta Terra.
O primeiro princípio da era Ecozoica é reconhecer que o Universo é principalmente uma comunhão de pessoas, e não uma coleção de objetos. Isto é especialmente verdadeiro do planeta Terra. Cada ser tem seu próprio lugar eo seu próprio papel adequado para o funcionamento do planeta, a sua própria apresentação de si mesmo que pode ser identificado como a sua voz.
Nossa dificuldade é que nós nos tornamos autistsa. Nós não ouvimos o que a terra, sua paisagem, seus fenômenos atmosféricos e todas as suas formas de vida, suas montanhas e vales, a chuva, o vento, e toda a flora e fauna do planeta estão nos dizendo. Desde o século XVII não ouvimos, não entendemos o mundo interior de nós. Temos experimentado os fenômenos externos. Não tivemos nenhuma entrada no mundo do sentido interior. Nós não ouvimos as vozes.
Até fazemos ouvir, até que nós façamos ouvir essas vozes e entender o que elas estão nos dizendo, nossas vidas continuarão a ser ceifadas, nosso julgamento tão absurdo, tão destrutivo como podemos observar atualmente no que temos feito para o solo, a água , o ar, e as formas de vida dos mais belos deste de planetas. Nós apreciamos ou reverenciamos o planeta se quisermos formar uma Comunidade da Terra viável.
Para alcançar esta intimidade com o Terra precisamos de novas sensibilidades religiosas. As religiões redenção orientados em suas formas tradicionais de ter cumprido uma parte significativa da sua missão histórica. Religião cosmologicamente orientada é o caminho para o futuro. Precisamos reconhecer a história do universo como o conhecemos através de nossas ciências empíricas como a nossa história sagrada. Desde o seu início o universo teve um psíquico-espiritual, bem como uma dimensão físico-material.
Terra de uma maneira especial deu expressão a esta dimensão psíquico-espiritual do universo. O ser humano pertence entre essas formas. Ela estabelece com eles uma única comunidade. Não há modo eficaz religiosa ou espiritual do ser para o ser humano em isolamento dessa comunidade. O mundo visível sobre nós é nossa escritura primária, a primeira manifestação do divino, e este para as comunidades humanas em todo o planeta inteiro.
Um segundo princípio da era Ecozoica que possa ser proposto é o princípio ético de que além de suicídio, homicídio e genocídio, há crimes mais violentos - biocida e geocida: biocida, o brutal massacre dos sistemas de vida do planeta; geocida , o assassinato do próprio planeta em suas principais formas de expressão. Em última análise, os seres humanos não pode extinguir a vida no planeta. O que os humanos podem fazer é danificar gravemente o planeta além da recuperação de sua antiga grandeza dentro de qualquer período de compreensível do tempo histórico humano. Este de alguma maneira merece a designação de geocida.
Podemos indicar o terceiro princípio da era Ecozoica observando que o ser humano é derivado, a Terra é primário. A principal preocupação de todas as profissões, institutos e a atividade do ser humano revela-se menos que torna esta grande comunidade de terra seu referente primário.
Assim, com Economia, a primeira preocupação, o primeiro princípio de entendimento, deve ser a integridade econômica do planeta. A preocupação com o produto bruto da Terra deve ser a principal preocupação, não o produto bruto humanos. Apenas dentro do ciclo que sempre se renova na Terra a produtividade pode ser sustentada a produtividade humana.
Assim, com as profissões de cura, a principal preocupação deve ser a manutenção do bem-estar integral do planeta. Nem mesmo com todas as nossas ciências e tecnologias médicas podemos estabelecer os seres humanos bem em um planeta doente.
O quarto princípio pode propor que, no futuro, a Terra vai funcionar de forma diferente do que tem funcionado no passado. Ao longo do Cenozóico da Terra evoluíram de forma independente do ser humano. No período emergente Ecozoico quase nada irá acontecer que não sejam de alguma forma relacionada com a humana. Não, porém, que irá controlar o funcionamento interno do planeta. Nós não podemos fazer uma folha de grama. Mas não é susceptível de não ser uma folha de grama se não for aceito, protegida e promovida pelo ser humano. Temos responsabilidades completamente novas e abrangentes já que nunca tivemos antes. Em última análise, deve ser diminuir a domesticação do planeta e assistir ao deserto, para reativar-se. Uma contradição, talvez. Mas o que é necessário é que aceitamos e fomentar as forças selvagens férteis do planeta que estão constantemente sendo enfraquecidos, a menos que os seres humanos retirarem sua presença aterradora e concedam aos outros membros da Comunidade da Terra os seus direitos de habitat e sua parcela de benefícios da Terra .
O quinto princípio poderia propor que qualquer progresso válido deve ser o progresso da comunidade inteira, o progresso do ser humano em detrimento dos membros não-humanos da comunidade. Para designar pilhagem humana da planta, como progresso é um absurdo além de qualquer descrição.
Um sexto princípio orientador o futuro poderá propor a necessidade de celebração. O universo ao longo de sua vasta extensão no espaço e sua seqüência de transformações no tempo pode ser considerado um evento multiforme única celebração. O propósito do planeta Terra parece ser a de apresentar um modo de culminando celebração de expressão, algo para justificar as galáxias emergentes, as explosões de supernovas que os elementos foram formados, a formação do sistema solar, o surgimento deste planeta privilegiado. Quando perguntamos qual é o significado do vôo dos pássaros, a sua canção, o que é o significado do delta tranquila de peixes através do mar, o que é o significado da canção noite da cigarra: podemos realmente atribuir alguma resposta pragmática , mas que não iria para o significado mais profundo dos fenômenos. Isso nós encontramos sob a rubrica de celebração.
Assim, com o ser humano, nossa entrada no período Ecozoico só pode vir através da celebração da grandeza e da beleza e a alegria da existência sobre o planeta Terra. Quando começamos a celebrar, todas as coisas se tornam possíveis, mesmo numa época Ecozoica.
Thomas Berry foi um historiador da cultura, ex-presidente da Associação Americana de Teilhard, diretor do Centro de Pesquisas Religiosas Riverdale em Nova York, autor da Teoria Histórico de Giambattista Vico, As Religiões da Índia, o budismo, e mais recentemente The Dream da Terra, publicado pela Livros do Sierra Club, bem como numerosos artigos sobre as relações humano-terra.
Copyright © 1996. The Light Light.
fonte: http://www.lightparty.com/Visionary/EcozoicEra.html
Tradução: Google tradutor

0 comentários:
Postar um comentário