COMO SER UM ECOVIVO
Se você deseja mudanças no mundo, comece por você, jamais existirão transformações externas sem transformações internas.
Um ser ecovivo não é um santo, moralista, muito menos fanático sendo o popular "ecochato", apenas aprende como viver em harmonia com seus semelhantes, respeitando a todos e a natureza.
Atitudes simples, mas eficazes e uma vida mais simples e consciente podem mudar o rumo de um futuro desastre no planeta.
Primeiramente podemos pensar..."Como posso modificar e ser melhor? Que atitudes podem ser mais inteligentes e como posso colaborar para o bem-estar de meus semelhantes, dos animais e do planeta?"
Muitas vezes precisamos de profundas crises existenciais para modificarmos certos aspectos em nossa vida ou mudamos naturalmente, através de uma conscientização.
O objetivo maior de um ecovivo é sentir paz e harmonia, transmutando tudo na energia do amor, somente quando ele sente uma conexão com Deus, sua vida começa a ter um novo sentido. Não é necessário uma religião, se já tiver uma e sentir-se bem, continue...sempre lembrando que regras rígidas e fanatismo não levam a nada, a não ser uma exaustão psíquica e energética.
Essa conexão com a Energia Superior (independente de uma religião) pode ser conquistada através da MEDITAÇÃO, pois o ser entra em profundo contato com o seu espírito e se conecta com a Fonte (Deus).
Não são necessárias experiências magníficas e uma transformação da noite para o dia, mas essa concentração no AGORA, esse sentimento de vida fluindo dentro de nós mesmos e uma alegria natural junto a gratidão por tudo o que existe começa a transformar-nos, passo a passo, como um caminho a iluminação.
Com a consciência mais aberta e fluida, o ser começa a questionar ou sentir de forma mais profunda...sente as alegrias e as dores do mundo. Geralmente as dores do mundo ficam mais "vivas" aos nossos olhos, portanto temos vontade de fazer caridade, nos dedicamos a uma causa, sabendo que...sozinhos não mudaremos o mundo e nessa viagem que é a vida haverão muitas decepções, sendo algo natural, uma vez que vivemos no meio de pessoas menos evoluídas e mais evoluídas.
A pessoa em plena transformação pode buscar grupos, associações, ONGs, entidades sem fins lucrativos, etc; identificando-se com um trabalho social ela começa a entender o poder de se DOAR ou COMPARTILHAR.
As transformações são psíquicas e espirituais, um ecovivo ou um ser desperto pode estar no meio da multidão sem ser notado, pois ele não precisa fazer alardes e não se sente especial, não precisa utilizar roupas diferentes e não precisa ser fundador de uma nova religião. Este ser apenas faz a sua parte dentro do todo, assim como as abelhas e as formigas, cada uma sabe qual é o seu trabalho e a sua responsabilidade, mas trabalham para um bem maior.
Naturalmente o ser desperto identifica o que o levará ao bem estar (dele e dos demais), então torna-se um ativista, um colaborador, um conselheiro, professor, alguém que fará uma ligação entre ideias, ações e futuros despertos (ou ecovivos).
Por que o termo ECOVIVO? Porque nos sentimos vivos se estivermos em harmonia com nosso espírito, com nosso corpo (que é uma casa - eco), com nossos semelhantes e com a natureza (incluindo animais, vegetais, minerais)...pois tudo é uma rede interconectada de ação e reação, tudo torna-se um conjunto. Se planto uma semente, ela torna-se uma árvore, depois vem os frutos, colho os frutos e me alimento, sinto-me vivo devido a este alimento, como estou alimentado tenho forças para trabalhar e auxiliar os outros, que se alimentam da mesma Terra, é uma relação de troca constante, de fluidez, interconectada, portanto somos ECOVIVOS, vivemos dessa relação entre Terra e Vida, sem a Terra seria impossível existirmos.
A Terra (Mãe Gaia) é a maior doadora de vida e o que fazemos com ela? Maltratamos, retiramos, sugamos, destruímos, essa não é uma relação de troca, é uma relação de ganância...não há troca e fluidez, por isso a Terra dá, mas não há tempo para se refazer.
O ecovivo sabe que todos somos seres espirituais tendo uma experiência terrena, assim como a Mãe Gaia (o espírito da Natureza). Basta observar os indígenas, como eles tratam a Terra com amor e respeito, como agradecem pelo alimento, pela água, como veneram o sol e a lua, isso não é atraso...é um modo de viver respeitoso e SAGRADO.
Texto: Maisa Correia

0 comentários:
Postar um comentário